terça-feira, junho 13, 2006

CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRIMEIRA ATIVIDADE À DISTÂNCIA COMO ATIVIDADE DO MÓDULO PROA 01

Inicialmente o texto Qual é a questão? Aponta dois exemplos de situações que se apresentam ‘lógicas’ para uma criança, a partir de um ponto de vista particular de acordo com o conhecimento e informações que se apresentam em determinado tempo real.
Em sala de aula, o professor pode aproveitar determinadas situações- problemas de interesse para os alunos e relacioná-las aos “conteúdos da grade programática de uma disciplina” e utilizar os mais diversos recursos que fazem parte do uso da tecnologia como por exemplo filmes ou uso de sala informatizada, diversificando sempre com “informações atuais”.
Em Perguntas inteligentes: o que é isto? Destaca-se a importância de se estabelecer questões de investigação em sala de aula que contribuam com a construção do conhecimento.
A interação pode proporcionar “trocas cooperativas” e o professor assume o papel de mediador da aprendizagem, buscando despertar o interesse no aluno, contribuindo à reflexão e análise da ‘forma’ de pensar dos alunos. Assim, repensar estratégias de ação faz parte do contexto do professor.
Projeto? O que é? Como se faz? enfoca que a Aprendizagem pode ser o eixo central no Projeto. Devemos superar o foco do Ensino baseado em perguntas e respostas almejadas pelo professor pois o interesse pode partir dos alunos. Pressupõe que é a partir do conhecimento prévio que se estrutura determinado Projeto.
As questões desencadeadas podem vincular-se ao interesse do aprendiz, onde existem “dúvidas permanentes” e “certezas provisórias”, visando à apropriação do ‘conhecimento específico’. Desenvolver aprendizagem é o interesse principal, onde o professor atua como articulador do conhecimento e gerenciador dos recursos tecnológicos.
Todos os especialistas e equipe como um todo, envolvem-se na organização e andamento da Escola, contribuindo para o bom andamento do trabalho pedagógico.

3 comentários:

suenialino disse...

colega, li suas considerações e penso o quanto foi proveitoso o módulo presencial em Jaraguá. ^
Nas atividades diárias que lá foram realizadas encontramos nos textos remetidos pela professora Bea a explicação teórica. Assim tornou fácil para compreende a mensagem. Penso o quanto vai ser grande nossa responsabilidade como multiplicadores.

Mara Cecília disse...

Nossa Marilyn que comentario legal e longo, mas acredito que este nosso espaço serve para isto, desabafos e comentarios, ainda estou tentando ler o nosso forum ,as ja estou escrevendo algumas coisitas para postar. beijos e quem sabe a gente se ve no chat...MARA

Beatriz disse...

Oi Marilyn, que maravilha!! Gostei das tuas sínteses e vou torcer que mantenhas teu diário nesse nível. Quando falas em trocas cooperativas fiquei pensando como vocês fariam esse tipo de troca durante o curso? E como vocês serão cooperativos no desenvolvimento do projeto? Terias exemplos de estratégias que se apoiam na cooperação? Se pensarmos na escola, há cooperaçào por parte do professor?
Perguntas e mais perguntas não?? Torço para que aceites minhas provocações. Poderemos estabelecer um longo processos cooperativo não?Um abraço
Bea