segunda-feira, agosto 14, 2006

O Cofre Intelectual da Escola

A Sala Informatizada pode ser considerada o Cofre Intelectual da Escola, cabe ao professor saber aproveitar toda a riqueza que pode ser explorada e ampliada com trabalhos vinculados às atividades de sala de aula, junto com seus alunos.
Promover a interação dos alunos utilizando-se do computador como ferramenta tecnológica disponível, propiciando trocas cooperativas, tende a favorecer a Alfabetização Digital, garantindo o acesso aos avanços tecnológicos aos nossos alunos.

Por que ‘filtrar’ as informações em nossa prática pedagógica?

Ao se trabalhar com os alunos , explorando a Sala Informatizada o professor deve ter domínio sobre o uso básico da ferramenta. Fato que gera medo de se utilizar este recurso por receio errôneo de que uma máquina vai substituir o professor.
O professor deve saber qual sua função e que o uso do computador pode favorecer o seu trabalho desenvolvido com seus alunos.
Diante de tantas informações, considera-se indispensável selecionar aspectos importantes que estão sendo estudados, resgatando sua essência, ou seja, filtrando as informações, buscando a compreensão do conhecimento elaborado que deve ser um dos objetivos primordiais da prática pedagógica.

A tecnologia sofre avanços contínuos e temos que nos atualizar constantemente. É um campo onde professor e aluno descobrem interagem e socializam conhecimento entre si.

Um comentário:

Eduardo disse...

Oi Marilin!

É quase inacreditável, mas realmente alguns professores ainda crêem que o computador vem para substituir o professor - imagino que isso aconteça por desconhecimento dos recursos e das possibilidades criadas com o uso do computador.

Concordo que essa "filtragem" ou seleção de informações a que te referes está presente na nossa ação pedagógica. Como dizes, é fundamental que o professor tenha essa habilidade para conseguir apropriar-se e fazer uso desses recursos de forma a favorecer o seu trabalho, ou seja, de forma a favorecer a aprendizagem dos alunos.

Aproveito, então, para te perguntar: quando tu achas que os alunos necessitam desenvolver essa habilidade? Como será que podemos favorecer esse desenvolvimento?

Um abraço,
Eduardo.