segunda-feira, julho 03, 2006

Considerações sobre "TROCAS COOPERATIVAS"

A “troca cooperativa” propiciada a partir da interação pode partir tanto do professor para o aluno, como do aluno para o aluno- colega ou aluno para o professor.
Existem fatores essenciais que direcionam as referidas “trocas cooperativas”:
- responsabilidade;
- comprometimento;
- viabilidade de ação condizente.
Assim, a aprendizagem ocorre quando o professor instiga o aluno e o aluno responde de acordo com seu interesse.
Disponibilizamos atualmente a Informação mais atual e concisa, que domina os avanços tecnológicos. Professor não é mais o detentor absoluto do saber e os livros não passam mais verdades absolutas e irredutíveis, sem possibilidade de se reestruturar o conhecimento. É importante saber ‘filtrar’ o conhecimento elaborado e o professor é o mediador deste processo. Professor e alunos podem juntos construir aprendizagem constantemente.

2 comentários:

Eduardo disse...

Oi Marilin!

Realmente muito boa a tua reflexão sobre trocas cooperativas!

Como tu vês a possibilidade de ocorrerem essas trocas na escola? Tens alguma situação que tenha te chamado a atenção?

De que forma o professor pode mediar esse processo que começaste a definir? No meio de tantas informações como as crianças (não só elas, né!) farão para selecionar o mais relevante?

O que achas de pensarmos um pouco nessas idéias?

Um abraço,
Eduardo.

Janete P.S. disse...

Oi Marilin!
Agora compreendo o que a Professora Bea quiz dizer quando se referiu a cooperação. As nuvens escuras as quais me refiro em meus cometários, é que muitas vezes a gente não sabe se vai conseguir dar conta de aproveitar tanta coisa boa que aparece na vida da gente. o medo é de perder essas oportunidades, e elas nunca mais voltem. Obrigada pelas palavras e pelo apoio. Um abração...