Quebrando barreiras e avançando espaços – uma possibilidade
Não ter medo do novo e aceitar desafios pode propiciar ao professor sucesso em seu trabalho pedagógico.
Direcionar as aulas com segurança em suas ações, esclarecendo sua função em sala de aula, incentivando os alunos a participarem ativamente das atividades propostas, cria um vínculo de co-responsabilidade pela aprendizagem e comprometimento mútuo, onde o professor conquista um espaço amplo para gerenciar a construção do conhecimento.
Como superar o medo do novo?
A atualidade direciona o Homem à novos interesses, diferente de décadas atrás e a educação tem que acompanhar essa evolução. Encontra-se hoje em sala de aula crianças, jovens e adultos em busca do conhecimento sistematizado e que acreditam que o estudo almejado vai contribuir com seu crescimento pessoal e profissional.
Cabe às escolas públicas e privadas, abrir espaços para que professores e alunos possam desfrutar de um novo olhar sobre a aprendizagem, onde o professor deve se aperfeiçoar constantemente e saber aproveitar de todos os recursos disponíveis. É importante considerar que os interesses que podem motivar os alunos de hoje podem ser diferentes dos interesses dos alunos de gerações passadas, sendo imprescindível o professor repensar sempre suas estratégias de ação.
É o professor quem vai nortear todo o andamento do trabalho realizado, diagnosticando o perfil do aluno e acompanhando seu desenvolvimento.
Quando o aluno ‘percebe’ o avanço de seu aprendizado, comparando todas as informações soltas que tinha e todo o aprendizado gerado, verifica que é capaz de “selecionar o mais relevante”, refletindo sobre sua ação, restabelecendo conceitos atuais e construindo constantemente o conhecimento. O professor deve apoiar esta reflexão constante.
Não ter medo do novo e aceitar desafios pode propiciar ao professor sucesso em seu trabalho pedagógico.
Direcionar as aulas com segurança em suas ações, esclarecendo sua função em sala de aula, incentivando os alunos a participarem ativamente das atividades propostas, cria um vínculo de co-responsabilidade pela aprendizagem e comprometimento mútuo, onde o professor conquista um espaço amplo para gerenciar a construção do conhecimento.
Como superar o medo do novo?
A atualidade direciona o Homem à novos interesses, diferente de décadas atrás e a educação tem que acompanhar essa evolução. Encontra-se hoje em sala de aula crianças, jovens e adultos em busca do conhecimento sistematizado e que acreditam que o estudo almejado vai contribuir com seu crescimento pessoal e profissional.
Cabe às escolas públicas e privadas, abrir espaços para que professores e alunos possam desfrutar de um novo olhar sobre a aprendizagem, onde o professor deve se aperfeiçoar constantemente e saber aproveitar de todos os recursos disponíveis. É importante considerar que os interesses que podem motivar os alunos de hoje podem ser diferentes dos interesses dos alunos de gerações passadas, sendo imprescindível o professor repensar sempre suas estratégias de ação.
É o professor quem vai nortear todo o andamento do trabalho realizado, diagnosticando o perfil do aluno e acompanhando seu desenvolvimento.
Quando o aluno ‘percebe’ o avanço de seu aprendizado, comparando todas as informações soltas que tinha e todo o aprendizado gerado, verifica que é capaz de “selecionar o mais relevante”, refletindo sobre sua ação, restabelecendo conceitos atuais e construindo constantemente o conhecimento. O professor deve apoiar esta reflexão constante.
Um comentário:
Marilin, por acaso colocastes esses comentários no fórum? Acredito que todos eles são interessantes e mereciam estar lá. Um abraço
Bea
Postar um comentário