quinta-feira, março 22, 2007

Registro do 2º dia
Número de alunos presente: 22
Um aluno faltou

Dia 21/03/2007, iniciamos com a organização das perguntas. Mudamos de estratégia quanto à dinâmica, para expor a questão do grupo, porque consideramos importante cada aluno falar sobre o seu tema, intensificando suas idéias.
As perguntas formuladas pelos alunos superaram a expectativa. Estamos conhecendo melhor os alunos e nos adaptando à nova convivência entre alunos, professora regente e duas professoras cursistas. No primeiro dia, quando estávamos chegando na sala, alguns alunos perguntaram para a professora regente se eu e a Licia éramos estagiárias. Hoje, no começo da aula, uma menina perguntou se a professora Zeni não iria dar aula. Explicamos que a professora Zeni acompanhará o nosso trabalho sim, e as professoras trabalharão em grupo. Salientamos que os alunos terão três professoras que desenvolverão o trabalho de Projeto de Aprendizagem. Afirmamos que o trabalho proposto é um trabalho sério e que todos vão aprender e muito.
Ao expor as questões, trabalhamos no coletivo e a professora regente sempre mostrou-se disposta a colaborar.
Solicitei que a professora regente, que escrevesse as questões no quadro de giz, enquanto eu e a Licia acompanhávamos e instigávamos os alunos a pensar nas questões que eram formuladas.
Depois, explicamos que deveríamos ‘casar’ as questões semelhantes, que faziam relação. A participação dos alunos foi muito produtiva, onde os alunos mostraram suas opiniões com justificativas sobre a relação entre as questões formuladas.
Formamos os grupos de acordo com o ‘casamento’ das questões e interesses dos alunos em saber sobre determinado assunto. Cada questão tinha um número que correspondia ao aluno que formulou a questão, portanto, 22 questões. Os grupos foram formados a partir do debate sobre a afinidade do tema (questão) de cada um. Dos alunos que ficaram sem grupo, todos tinham mais de uma questão e foram encaixados em temas que se relacionavam com outras questões que foram apresentadas.
Formaram-se seis grupos de acordo com a semelhança das questões, onde solicitamos que cada grupo deveria pensar na questão norteadora:

G1 – Do que é feito o Vulcão? (William Moissa) Com é feito o tijolo? (Carlos) Por que a pedra é dura? (Thalita) – O grupo definiu como pergunta norteadora para desenvolver o trabalho: Do que é feito o Vulcão? Questão do aluno William Moissa

G2 – Qual o animal que está mais em extinção? (Luan Patrick) O que está acontecendo na natureza com os animais? (Daniel) Por que os animais estão em extinção? (Thaine) Neste grupo, entrou mais uma aluna que havia formulado a questão: Por que o coelho pula? Na reunião do grupo foi perguntado se eles gostariam de estudar sobre um animal específico que poderia estar em extinção. O grupo definiu assim a questão norteadora: Quais as aves da região sul que estão em extinção?

G3 – Por que o porco espinho tem espinho? (William Gabriel) Por que o chacal tem a língua roxa?(Ana Bruna) Por que a tartaruga anda devagar? (Luan Felipe) Por que a onça é pintada? (Thalia) Este grupo foi formado, porque as questões referiam-se à caracterização dos animais de interesse de cada um. Foi perguntado aos alunos qual destes animais o grupo teria mais interesse em estudar e o grupo resolveu trabalhar sobre a tartaruga. No grupo já tinha sido lançado mais questões sobre a característica da tartaruga, aguçando o interesse do grupo. Um aluno tem tartarugas em casa, e outro, afirmou que sua tia tem. A questão norteadora ficou definida como: Características da tartaruga: por que elas tem casco duro? Por que andam devagar? Quantos ovos uma tartaruga tem capacidade de botar?

G4 – Quais são os animais que vivem na Amazônia? (Tiago) Como é a vegetação na Amazônia? (Jaqueline) Neste grupo, entrou mais um aluno que havia formulado a questão: Qual é o animal mais pesado do mundo? (Anderson) A questão norteadora ficou definida como: Quais são os animais e a vegetação da Amazônia? Como podemos preserva-la?


G5 – Por que o peixe não fecha o olho? (Francielly) Por que o peixe vive só embaixo da água? (Thainá) Neste grupo, entrou mais dois alunos que haviam formulado como questão: Quantos ossos tem o dinossauro? (Igor) Quantos ossos tem o tubarão? (Rafael) A questão norteadora ficou definida como: Peixes: por que eles não fecham os olhos? Por que vivem só embaixo da água?

G6 – Céu: Por que o céu é azul? (Francislene) Por que as nuvens mudam de lugar? (Janaina) Por que o sol é tão quente? (Erick) Neste grupo, entrou mais um aluno que havia formulado a questão: Como a calculadora faz cálculos certos? A questão norteadora ficou definida como: Céu: Por que o céu é azul? Por que as nuvens mudam de lugar? Por que o sol é tão quente?

Depois, orientamos para que o grupo escrevesse numa folha as Certezas temporárias ( o que já sabe sobre o assunto)e Dúvidas Provisórias (o que quer saber)
Passei em todos os grupos para ajudar na estruturação da questão central e saber como estava o andamento da atividade. Todos se envolveram e se empenharam de forma significativa com objetivo de fazer a atividade de forma correta.
Ficou como tema de casa para dia 23/03, sexta-feira que cada aluno ampliasse as Certezas temporárias e Dúvidas Provisórias.

A vontade dos alunos de ir à Sala Informatizada é tão grande que freqüentemente eles perguntam quando vamos lá. Expliquei que nós vamos e teremos bastante tempo para explorar a Sala Informatizada. Vamos primeiro fazer as atividades propostas e ter calma que está chegando o momento de utilizarmos os computadores. Assim, teremos muitas coisas para pesquisar e até texto para digitar. Um aluno (Erick) falou: “Ah, professora! Vamos lá mexer nos computadores. Respondi a ele: “Nós vamos no momento certo, tenha calma que chegaremos lá!”

Um comentário:

Beatriz disse...

Oi Marilin, percebi que puxastes o blog para dentro do wiki. Eu gostaria que abrisses uma pg do wiki e escrevesses lá. Vou te justificar o meu pedido. Agora mesmo vi que deves ter te enganado e colocado "Afirmamos que o trabalho proposto não é um trabalho sério" e, provavelmente o termo sério é que não foi bem utilizado.Quis editar a pg para negritar e chamar tua atenção e isso o blog não permite, diminuindo a chances de cooperação real. Assim, solicito que copies o que já fizestes para a pg do wiki e faremos nossas trocas pelos comentários que ficam diretamente ligados a pg e podem ser consultados por todos.
O trabalho, já tive oportunidade de colocar para a Licia está caminhando maravilhosamente. Os registros do que acontece, com detalhes já está poupando trabalho pois vocês , pois,de uma certa maneira, já estão escrevendo a mono. Sugiro que recortes mais falas e contes mais detalhado ações do professor e dos alunos.Busquem integrar mais o professor no trabalho para que fique seguro de fazer algo parecido depois que vocês sairem do cenário. Já adiantei para a Licia o próxmo passo: os alunos irem para o lab e criarem seus wiki. Não esqueçam que a senha é proa. Depois de criados, linkem os mesmo no wiki de vocês. Um abração
Bea