Tecnologia presente na Escola...
Tecnologia caracteriza-se como recurso desenvolvido e aprimorado pelo homem, a fim de propiciar maior conforto e sofisticação à própria humanidade.
Resgatando a vivência de gerações anteriores à nossa, comparando com a realidade de nossa geração atual, verifica-se um enorme avanço tecnológico que interfere em nosso cotidiano. Como por exemplo, a luz elétrica é um recurso desenvolvido pelo homem que propiciou grande avanço e ‘abriu portas’ para uma série de tecnologias que fazem parte de nosso conforto diário como a geladeira elétrica, forno elétrico, forno microondas, cafeteira, liquidificador, batedeira, entre outros recursos que se fazem presente.
Na escola, dos primeiros recursos que demonstravam a presença da tecnologia e que hoje ainda se fazem presente no cotidiano escolar, embora mais aprimorados, podemos citar os livros impressos, carteiras e cadeiras de madeira, quadro-de-giz, caneta tinteiro, a caneta de madeira com pena metálica, lápis. Hoje, temos o computador que armazena informações que encontrávamos somente em livros impressos, as cadeiras e carteiras que são fabricados hoje com materiais diferentes e mais sofisticados que antigamente, os quadros podem ser brancos para uso com pincel ou pintados diretamente na parede de cimento com uma tinta especial para o uso de giz, temos também canetas esferográficas, lápis, lapiseira, borracha, mimeógrafos, impressoras, retroprojetores, que são tecnologias que favorecem a produção e socialização da escrita. São avanços que se fazem presente na escola e podem favorecer o aprendizado de forma significativa, onde o professor deve perceber a importância e aproveitar os recursos disponíveis em sua prática pedagógica.