terça-feira, novembro 17, 2009

5º Encontro presencial - Agosto 2009


Neste encontro, houve apresentação do registro da ação e do pôster criado. Os professores demonstraram interesse em realizar a atividade da melhor forma possível. Foi realizada uma avaliação coletiva das atividades realizadas onde foram apresentados casos de sucesso e situações onde o planejamento poderia ser reelaborado de forma que sua prática poderia ser reestruturada.

Foi apresentado ao grupo o vídeo – Minha Terra 2008, um trabalho realizado com alunos das 05 regiões do Brasil, apresentando as raízes históricas e culturais. O vídeo “O passo” de Lucas Ciavatta surtiu uma análise do grupo, identificando a importância do trabalho do envolvimento no trabalho coletivo, planejamento, ação/reflexão/ação constante.

Segue um roteiro das atividades previstas para serem realizadas até o próximo encontro presencial.

Atividades iniciais da Unidade 3”


1. Assistir o vídeo Saltos no tempo do Bloco do Passo e a Entrevista com Lucas Ciavatta, professor de música, maestro e criador do grupo Método do Passo, sobre como foi compor e executar esta obra. (Atividade realizada no encontro presencial)



- Visitar o Portal do Professor em http://portaldoprofessor.mec.gov.br


- Veja que na seção “Espaço da Aula” há sugestões de como criar aulas explorando material digital. Veja se encontra boas idéias para seu trabalho ali. Pense em algumas aulas suas que poderiam estar ali para ajudar a outros colegas. Comente as aulas que gostar. (Atividade opcional)


- Vá ao link “Recursos Educacionais”. Escolha as categorias que mais interessam a você (Nível de ensino, Componente curricular, etc). Escolha alguns vídeos e animações para assistir, escute alguns dos arquivos de áudio.

Crie um documento no editor de textos. Coloque como título “Produtos e Objetos do Portal do professor”.


- Publicar o documento “Produtos e Objetos do Portal do professor” na Biblioteca – Material Aluno - tema "Avaliações de produtos multimídia”.( Atividade individual)


- Planejar o uso das Mídias Digitais em atividade a ser realizada com alunos. Como na unidade anterior, a proposta é criar, de forma colaborativa, uma atividade que reúna recursos em mais de um meio de comunicação.


- A proposta inicial é que cada cursista crie uma breve apresentação com 3 ou 4 slides sugerindo um uso possível para um dos produtos que analisou.

Salvar a apresentação e postar em Biblioteca - Material Aluno com o título “Proposta de atividade, esboço inicial”

a) No primeiro slide, coloque um título (pode ser provisório) para a atividade que vai propor. Pode ser baseado no produto em mídia digital que escolheu utilizar.

b) Em um segundo slide, cite o(s) produto(s) em mídia digital que vai utilizar e, a seguir, os outros recursos materiais que podem ser necessários. Não esqueça de citar onde se encontra(m) o(s) recurso(s) digital(ais) que escolheu.

c) No terceiro slide, faça uma breve descrição da atividade que imaginou. Não deixe de incluir a série ou séries para as quais pode ser proposta a atividade. Junto, faça referência ao que espera que os alunos aprendam com ela. Se ajudar, pode citar os componentes curriculares envolvidos e competências que deve desenvolver.

Lembre-se, este é um produto em tópicos, rápido. Apenas cite os requisitos que parecerem mais importantes. Para uma discussão aprofundada, usamos um espaço de textos ou hipertextos.

d) No último slide, insira o produto em mídia digital que pretende usar. Se for muito grande, coloque só um link para ele. ( Atividade individual)


3. Planejando uma atividade usando mídias digitais (em grupo)

3.1 Elejam uma das atividades para ser planejada em maior detalhe e ser desenvolvida com os alunos. Podem também criar uma inteiramente nova em decorrência das trocas havidas com os colegas.


3.2 Pontos a observar ao planejar a atividade e que devem constar do planejamento:

Objetivos de aprendizagem (ao completar a atividade o aluno de ser capaz de...), isto é, listar o que pretende desenvolver com os alunos, o que pretende que os alunos venham a ser capazes de fazer após a atividade ou venham a saber após a atividade.

As etapas das atividades devem ser claramente definidas.

Definir e listar os recursos necessários. Eles estão disponíveis para serem usados?

Quais os pré-requisitos em termos de competências e conhecimentos dos alunos?

Formas de avaliação: como verificarão se a atividade atingiu seu objetivo?


Descrever a atividade em forma de um texto no Editor de texto, salvar e, depois, publicar em Material Aluno - tema - “Planejamento final.doc”

Depois preparar, a partir deste texto, uma apresentação de slides para ser utilizada

como suporte à apresentação de vocês no encontro presencial. Publicar em Material Aluno - tema - “Planejamento final.ppt”



Nenhum comentário: