terça-feira, novembro 17, 2009

8º Encontro presencial - Setembro 2009

Neste encontro foram apresentados os planos de aula e foi orientado a todos para observar o padrão do Portal do Professor e quem não tivesse estruturado nos padrões, deveriam reestruturá-lo e postá-lo novamente em Plano de Aula reestruturado.


“Atividades Finais Unidade 4 – Currículo, Projetos e Tecnologia”



Atividade 1 – Grupo
Vamos agora trabalhar em pequenos grupos para conhecer experiências de uso de tecnologias integradas ao currículo vivenciadas pelos colegas.
Orientações:
1.Escolher um representante do grupo para registrar a síntese das análises e atribuir um nome ao grupo.
Por exemplo: Canela.
2.Cada grupo vai debater sobre as experiências de seus membros relacionadas ao uso de tecnologias no currículo.
3.Identificar, em relação às experiências: disciplinas envolvidas, atividades desenvolvidas, objetivos da atividade, conteúdos trabalhados, tecnologias e mídias utilizadas, duração da atividade, os conhecimentos, atitudes e procedimentos que os alunos mobilizaram ou aprenderam.
4.Registrar, em documento do editor de texto, a síntese das análises do grupo sobre as experiências.
5.Postar este arquivo na Biblioteca, em Material do Aluno, tema e subtema "Síntese Integra TIC".
 
Atividade 2
Desenvolvimento de projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo
Durante as próximas duas semanas, quando vamos realizar o Plano de Aulas voltado ao desenvolvimento de projetos de trabalho pelos alunos, leve em conta a possibilidade de orientar os alunos para a integração de diferentes tecnologias a esse trabalho.
Orientações:
1.Desenvolver o Plano de Aulas e registrar no Fórum “Relato de projetos de trabalho” as atividades desenvolvidas,
as estratégias criadas pelos alunos com os respectivos conhecimentos, atitudes e procedimentos mobilizados ou aprendidos, as tecnologias e mídias empregadas.
2.Comentar os relatos registrados pelos colegas.
3.Após a conclusão do projeto, analisar o previsto e o realizado, comparando o Plano de Aula com os relatos
registrados no Fórum e fazer uma síntese das atividades desenvolvidas, principais estratégias criadas pelos alunos
com os respectivos conhecimentos, atitudes e procedimentos mobilizados ou aprendidos pelos alunos e tecnologias e mídias empregadas.
4.Inserir no Fórum “Currículo desenvolvido na ação” sua análise sobre como os conceitos e estratégias, as mídias e tecnologias identificados se integram ao currículo das disciplinas envolvidas.
5.Reelaborar o Plano de Aula em arquivo de texto.
6.Postar este arquivo na Biblioteca, em Material do Aluno, tema “Unidade-4",sub-tema "Ativ-6 Plano de aula reelaborado".
7.Inserir o Plano de Aula reelaborado no Portal do Professor. (atividade opcional)
8.Para melhor compreendermos o conceito de currículo e como as tecnologias se integraram ao currículo dos
projetos desenvolvidos durante este curso, vamos refletir sobre as questões propostas nesta página, entre outras mais
interessantes que vocês, com certeza, levantarão.
Atividade 3 –
1.Navegar no Portal do Professor, em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/
2.Clicar na opção Interação e Colaboração.
3.Explorar as diferentes áreas abertas para a interação e colaboração: chats, blogs,
seminário on-line e inovações interativas.

Nenhum comentário: