terça-feira, novembro 17, 2009

7º Encontro presencial – Setembro 2009

Neste encontro finalizamos a Unidade 3 com a apresentação multimídia elaborada pelos grupos.
Iniciando a Unidade 4, foi realizada uma reflexão em grupo no encontro presencial:
- Será que usando computadores e Internet nas atividades curriculares faremos as mesmas coisas que fazíamos antes? 
-Será que haverá mudanças em nossa atuação docente?
- O que mudará na aprendizagem do aluno?
- Que novos aspectos vão requerer maior atenção de nossa parte? 
-Poderemos criar novas estratégias que potencializem a aprendizagem de nossos alunos?





A síntese, a partir do debate entre os grupos A e B deverá ser postada em Material Aluno – Mudança nas estratégias de ensino.
“Atividades Iniciais a distância da Unidade 4 – Currículo, Projetos e Tecnologia”

Atividade 2 – Individual
1.Nessa atividade, cada participante deverá explicitar alguma característica das tecnologias de informação e comunicação que poderá trazer significativas contribuições ao integrá-las à sua prática pedagógica. Ao mesmo tempo, também conhecerá as características apontadas pelos colegas do curso, criando, com isso, uma rede de reflexão coletiva da turma.
Entre no Fórum “Possibilidades de contribuições das tecnologias” para explicitar as características das tecnologias de informação e comunicação que podem trazer significativas contribuições ao integrá-las à prática pedagógica.
2.Leia as características apontadas pelos colegas e comente-as, escrevendo suas contribuições para a reflexão coletiva.

Atividade 3 – Individual
Você já vivenciou uma experiência trabalhando com projetos em sala de aula?
Ou conhece alguma experiência de trabalho com projetos em sala de aula?
Nessa atividade, cada participante deverá descrever uma experiência vivenciada
ou conhecida de trabalho com projetos em sala de aula envolvendo o uso de
tecnologias.

1.Elabore um texto descritivo, destacando aspectos relacionados aos conteúdos curriculares trabalhados e aos recursos tecnológicos. Responda as questões:
Quais os conceitos, atitudes e procedimentos mobilizados e/ou desenvolvidos pelos alunos?
Como os conteúdos trabalhados se integram ao currículo das disciplinas envolvidas?
Quais as contribuições das tecnologias e mídias utilizadas ao desenvolvimento da atividade?
2.Poste o arquivo desta atividade na Biblioteca, em Material do Aluno, tema "Socializando Experiência com Projeto".
1.Postar este arquivo na Biblioteca, em Material do Aluno, tema e subtema "Síntese Integra TIC".
Atividade 4 –
Elaborar um Plano de Aula(s) para o desenvolvimento de projetos de trabalho pelos alunos com o uso de tecnologias.
Por exemplo, projetos que propiciem o desenvolvimento da competência leitora e escritora; projetos temáticos transversais; projetos que surjam de questões ou curiosidades levantadas pelos alunos sobre determinado acontecimento do seu contexto ou tema de estudos da disciplina.
Este Plano poderá ser elaborado individualmente ou em grupos de professores de uma mesma escola, desde que se comprometam a desenvolver as ações de modo integrado.
Antes de elaborar o Plano, vamos explorar o Portal do Professor e/ou os recursos existentes no computador na escola, a fim de reconhecermos as potencialidades dos recursos pedagógicos que favorecem a autoria do aluno com o uso de diferentes linguagens.
Orientar os alunos para desenvolver projetos com a integração de distintas linguagens (sonoras, imagéticas, hipermídias, escrita etc.) atende aos diferentes estilos e preferências de aprendizagem. Mas é importante que o professor conheça tais recursos para sugerir o seu uso pelos alunos no desenvolvimento dos projetos.
1.Explorar o Portal do Professor e/ou os recursos existentes no computador na escola e identificar os recursos pedagógicos disponíveis.
2.Elaborar o Plano de Aula(s) conforme roteiro disponível no Portal do Professor. Prever ações dos alunos no desenvolvimento de projetos de trabalho que têm os alunos como autores dos projetos.
3.Registrar o Plano de Aulas em documento do editor de texto
4.Salvar o documento na pasta “Meus documentos”, atribuindo-lhe um nome que facilite sua identificação da seguinte forma: ativ_5_AntonioS.
5.Postar este arquivo na Biblioteca, em Material do Aluno, tema Unidade-4", sub-tema "Ativ-5 Plano de aula".
6.Ler de comentar os planos postados por pelo menos 2 colegas.

Nenhum comentário: