terça-feira, novembro 17, 2009

6º Encontro presencial - Agosto 2009


Iniciamos o encontro com a apresentação do planejamento da atividade de cada grupo.

Posteriormente, assistimos ao vídeo de Paulo Freire disponibilizado no endereço: http://www.youbube.com/watch?v=iNrtbicBMVk

Como atividades a distância segue o roteiro apresentado aos cursistas:

Atividades finais da Unidade 3”

1 – Em Material Aluno: Resultados – Descrever a prática da atividade planejada.

2 - Combine com seus colegas de escola e dividam entre vocês a tarefa de visitar alguns dos seguintes sites: Porta Curtas Petrobrás, Youtube ou Google Vídeos, Cineduc, Programa Cine-educação, Kinema, Mnemocine e Beatrix.

Ao visitar esses sites, não deixe de registrar seu percurso no documento que está criando. É útil registrar tanto o que gostou como o que não gostou. Quando trocar esses registros com os amigos, eles poderão evitar pesquisas inúteis. E você mesmo, depois de conhecer muitos sites e muitos materiais, terá dificuldade de lembrar todos os que já visitou. Esse registro o ajudará a evitar voltar várias vezes aos mesmos produtos.

Porta Curtas Petrobrás : http://www.portacurtas.com.br
Curta na escola: http://www.curtanaescola.org.br/

No Porta Curtas, depois de passear um pouco pelo site e pelos vídeos que lá estão, vá ao “Curta na Escola”.
Repare que, assim como o Portal do Professor, o Porta Curtas Petrobrás apresenta sugestões de formas de explorar os vídeos na escola, que eles chamam de “Pareceres pedagógicos”. Explore um pouco esses pareceres
e assista a alguns vídeos do seu interesse. Não se esqueça de anotar no seu documento os nomes com os endereços dos vídeos que gostar e agregar algum comentário seu. Aproveite para fazer seu cadastro como professor para poder contribuir com os seus “pareceres pedagógicos”. Leia alguns e verá que você também tem muito para contribuir.

O vídeo chamado “Enquanto a Tristeza não Vem”, disponível no Porta Curtas, pode ser para um professor de História um bom material para trabalhar com a história recente do país. Para professores de outras disciplinas, a entrevista ilustrada com o cantor e compositor Sérgio Ricardo é um depoimento límpido e eloqüente do que
representaram para a cultura brasileira os anos de 1955 para cá. Útil para sabermos o que se passou em nossa
história recente e útil para que possamos fazer escolhas e decidir a nossa história futura. Útil também para vermos como se pode, com poucos recursos técnicos e muita pesquisa por imagens e arquivos de vídeos e sons, compor uma boa peça de vídeo.

Postar em Material Aluno: Endereços de vídeos e comentário

3 - Montar uma apresentação hipermídia criada no editor de apresentações para ser apresentada para os colegas, no encontro presencial que encerra esta unidade.

Postar em Material Aluno: Apresentação Multimídia

4 – Leitura do texto “O Mito da telinha – ou paradoxo do fascínio da educação mediada pelo computador” . p. 122 à 129 Postar em Material Aluno: Síntese - O Mito da telinha





Nenhum comentário: